D1UPBLOG

Não basta registrar, tem que construir a reputação da marca.

 

Gestão | Vendas | Design | Marketing Digital

Proteção Ativa e Passiva da Marca

August 16, 2018

A verdade é que não temos uma cultura de proteção de marca. Isso ocorre porque os empresários acreditam que o registro da marca só serve para uma proteção ATIVA, ou seja, para que, uma vez registrada a marca, possam exigir que ninguém mais utilize um símbolo marcário parecido.


Mas a verdade é que a proteção PASSIVA é ainda mais importante.


Deixe eu explicar contando uma história de um cliente meu(*).


Minha atuação se dá quase que exclusivamente pela internet, para clientes que estão bem longe aqui de Porto Alegre (minha cidade), mas sabendo que um amigo de um amigo estava por abrir uma loja de motos, ofereci meus serviços, inclusive liguei para ele. Ele, como em geral acontece, achou que não era importante o registro e mesmo investindo um pequena fortuna no seu negócio, não fez o procedimento.


Passou quase um ano e ele me procurou: havia recebido uma notificação judicial para abster-se de usar a marca, pois, em outro estado, havia uma marca muito parecida no segmento de mercado com pedido de registro no INPI!


Era um empreendimento novo e o escritório de marcas deles, assim que depositou a marca no INPI, tratou de procurar na internet qualquer marca similar para notificar... você imagina o prejuízo, além da defesa que estamos providenciando, se, de fato, ele tiver que deixar de usar a marca, terá que mudar todo seu material gráfico, fachada da loja... sem falar no prejuízo quanto a sua reputação frente aos clientes...


Percebem?... o registro é para evitar essas coisas, ou seja, não estamos falando que a sua marca possa ser "pirateada", mas um marca registrada que seja somente parecida com sua, pode exigir que você deixe de usá-la.


Isso que eu chamo de proteção passiva do registro de marca. Uma proteção contra a exigência de terceiros que porventura venham a registrar uma marca parecida com a sua.

 

Quer saber mais, acesse felizardomarcas.com

 

(*) Por questão de sigilo, alterei um pouco a história...
 

Please reload

Patrocinado por
Registre sua marca | Felizardo Marcas
Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
Anote

A Felizardo Marcas está com condições especiais para registro de marcas do segmento de Food Truck. Confira!

Direitos Autorais

Os textos publicados no blog ou são de nossa autoria ou estão de acordo com o que dispõe o artigo 46 inciso I alinea a da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais:

 

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

I - a reprodução:

a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;

Arquivo
Please reload