D1UPBLOG

Não basta registrar, tem que construir a reputação da marca.

 

Gestão | Vendas | Design | Marketing Digital

Registro de marcas e marcas notoriamente conhecidas.

 

 

O ato administrativo que concede a alguém a propriedade de uma marca é constitutivo. Em outras, palavras, dono da marca é quem primeiro a registra. Mas, há exceções!

 

Uma das exceções diz respeito às “marcas notoriamente conhecidas” que, mesmo sem registro no país, gozarão de proteção contra o que, popularmente, chamamos de “pirataria”.

 

Essa exceção decorre do fato de o Brasil fazer parte da Convenção da União de Paris, cujos países signatários se comprometem a recusar ou invalidar o registro de marcas que constituam reprodução, imitação ou tradução suscetíveis de estabelecer confusão com marca já utilizada por pessoa amparada por tal Convenção, e que sejam notoriamente conhecida no seu segmento de mercado, segundo avaliação do órgão competente – o INPI.

 

Mas, note-se, a proteção é somente dentro do segmento de mercado da marca preexistente. Difere-se, portanto, do conceito de “marcas de alto renome” - tratado em post anterior – cuja proteção depende de registro e abrange todos os segmentos de mercado.

 

Resumindo. Marcas “notoriamente conhecidas”: proteção somente dentro do seu segmento de mercado, independente de registro. Marcas de “alto renome”: proteção em todos os segmentos de mercado, dependendo

 

de registro.

 

Consultor em Propriedade Industrial

www.felizardomarcas.com

 

Please reload

Patrocinado por
Registre sua marca | Felizardo Marcas
Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
Anote

A Felizardo Marcas está com condições especiais para registro de marcas do segmento de Food Truck. Confira!

Direitos Autorais

Os textos publicados no blog ou são de nossa autoria ou estão de acordo com o que dispõe o artigo 46 inciso I alinea a da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais:

 

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

I - a reprodução:

a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;

Arquivo
Please reload