D1UPBLOG

Não basta registrar, tem que construir a reputação da marca.

 

Gestão | Vendas | Design | Marketing Digital

A (des)necessidade do registro de programas de computador (software)

 

Os direitos sobre programas de computador são estabelecidos a partir do instituto dos “direitos autorais”. Nesse sentido, tais direitos nascem quando da da criação da obra intelectual em si e não com o ato registral, o qual tem caráter meramente declaratório, conforme dispõe o parágrafo 3º do artigo 2º da Lei 9.609/98: "A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro".

 

Ademais, a proposta de valor de um software se consubstancia na sua funcionalidade, porém o que é levado a registro é a literalidade da programação. Em palavras leigas, o software é registrado como se “obra literária” fosse. Ora, é sabido que com diferentes "linguagens" pode se criar programas que apresentem a mesma utilidade ao usuário. Outrossim, softwares requerem constantes atualizações, com alteração nos códigos, tornando o registro original defasado.

 

A mais eficiente proteção que pode se dar ao software é o registro da marca.
 

Assim, a mais eficiente proteção que pode se dar ao software é, de fato, o registro da marca que o distingue, pois é a marca que comunica ao mercado todos os atributos do produto ou serviços sinalados, destacando-o da concorrência.

 

Levar a registro um software se justifica se há pretensão de mantê-lo no anonimato por certo tempo, dado que, nessa condição, haveria dificuldade em comprovar a anterioridade da criação. Em outro sentido, uma vez dada publicidade à criação, estaria garantida a proteção dos direitos do autor, sendo inócuo o registro.

 

Ainda que se trata de direito autoral - portanto fora do contexto de propriedade "industrial"- o registro do software é procedido no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, e não na Biblioteca Nacional, como ocorre com as obras literárias.

Please reload

Patrocinado por
Registre sua marca | Felizardo Marcas
Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
Anote

A Felizardo Marcas está com condições especiais para registro de marcas do segmento de Food Truck. Confira!

Direitos Autorais

Os textos publicados no blog ou são de nossa autoria ou estão de acordo com o que dispõe o artigo 46 inciso I alinea a da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais:

 

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:

I - a reprodução:

a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;

Arquivo
Please reload